09 fevereiro 2015

Uma nova tecnologia na Nascar

A expectativa é que essas câmeras tragam mais precisão e segurança durante as corridas da Nascar
Neste sábado a Nascar começa com toda a brincadeira colocando os seus principais pilotos na pista para o Sprint Unlimited, prova extra-campeonato que abre as atividades para a Daytona 500. Um dos destaques interessantes para a nova temporada é que a Nascar vai diminuir o número de comissários no pit lane que acompanham as paradas de cada equipe. A função de cada homem vestindo macacão branco era de fiscalizar o pit-stop de cada time e aplicar a punição quando necessário.

O novo sistema que a Nascar irá introduzir nesta temporada terá a função de acusar uma possível infração durante uma parada durante a corrida e avisar automaticamente o comissário que fará a revisão. O Groundbreaking, nome deste sistema, é composto por 45 câmeras de alta resolução que ficarão focadas em cada box do pit-lane para flagrar qualquer infração dos times. Após uma notificação de infração, as imagens das câmeras serão revisadas pelos comissários da categoria de oito computadores que ficarão em uma estação móvel colocada nos autódromos. Caso haja a punição, o comissário deverá avisar a torre que aplicará a sanção. Caso contrário, o comissário irá retirar a notificação enviada pelo computador e a equipe não receberá nenhuma sanção.

O Groundbreaking foi testado durante as 11 corridas finais do campeonato de 2014 da Nascar Sprint Cup Series e funcionou tão bem que pegou 10 infrações não vistas pelos comissários no pit-lane. Como estava apenas em fase de testes as punições não foram aplicadas e de quebra os times foram avisados da infração pega pelo Groundbreaking para que pudessem se ajustar.

O sistema é tão sofisticado que além de identificar se o carro parou fora de seu box, ele consegue contar se há mecânicos demais sobre a mureta dos pits. Segundo a direção da Nascar, a expectativa é que cada situação seja revisada em até oito segundos e cada time será notificado da punição apenas quando o pit-stop terminar.

Segundo a Nascar, as infrações durante os pit-stops ocorrem "em três grupos - Veículos (quando o carro para fora do box), equipamento (saindo do pit box com o galão ainda preso ao carro, etc) e pessoal/mecânicos (muitos homens sobre a mureta, saltar muito cedo da mureta, etc.)".

Você pode saber mais sobre o sistema assistindo ao vídeo neste link produzido pela própria categoria.

A expectativa da Nascar é que o número de comissários no pit-road reduza de aproximadamente 24 para apenas 10. Cada um ficará atrás da mureta para responder qualquer dúvida ou protesto de cada time. Quando necessário ele irão monitorar as ações ao lado do carro.

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